Ranking de 40k

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Ranking de 40k

Mensagem  arkol em Seg Jan 04, 2010 10:06 pm

Boas pessoal. Não sou da zona nem conheço o pessoal do forum, mas postei isto no Fog of War e o Hellboy pediu-me para postar aqui, portanto aqui vai. No post seguinte segue tambem uma explicação dos sistemas de ranking a pedido de algumas familias Razz

Boas people.

Para quem conheçe minimamente o universo português de Warhammer Fantasy sabe que há um ranking de todos os torneios de fantasy organizado pelo Corvos Brancos que todos os anos dá origem ao torneio Masters (que vai ser no final do mes já agora).

O que provavelmente não sabem é que esse ranking quem o começou fui eu e o Amilcar (dos Corvos) e já lá vão uns anitos.
E acho que já é tempo de haver algo semelhante para 40k. E como tambem devem saber, o que acontece com o ranking de fantasy é que acaba por ser só dos torneios do sul (nunca percebi muito bem porque, porque já várias vezes a zona centro/norte foi convidade a mandar os seus resultados para cá... conversa para outro tópico...)

Acho que isso a acontecer em 40k seria péssimo. Coimbra sempre foi um ponto de referência no que a 40k toca, e basicamente são voçês que continuam a dar cartas nesse sistema, por isso acho que faria muito pouco sentido a existência de um ranking dde 40k sem voçês.

Por isso ficam para voçês algumas questões:

Quantas lojas/clubes/grupos organizam torneios em Coimbra/Porto (e outros locais do Norte se os houver).

Quantas lojas/clubes/grupos estariam dispostos a participar ensse ranking? E voçês como jogadores estariam intressados?

Estou a colocar este tópico tambem noutros foruns nomeadamente o FPW40k, o Setti e o Fog Of War.

Venham de lá os bitaites.

E qual o sistema de ranking que preferiam? Um semelhante ao que existe para Fantasy? Ou um mais simples tipo tipo xadrez/magic?

arkol
Turista
Turista

Número de Mensagens : 2
Units : 4
Reputação : 0

Ver perfil do usuário

Re: Ranking de 40k

Mensagem  arkol em Seg Jan 04, 2010 10:08 pm

Ok então bora lá esplicar os sistemas. Basicamente neste momento só estou a considerar 2 sistemas, mas se houver outras sugestões então força nisso que irei considerar-las.

Os 2 sistemas em consideração são o sistema ELO e o sistema MELO. Ambos assim chamados devido aos seus criadores, o Arpad ELo e o nosso grande André Melo Razz

Digo desde já que sou grande apoiante do ELO e grande opositor do MELO. Isto porque acho que o sistema do Melo tem várias inconsistências e factores que acho que não deveriam fazer parte de um ranking. No entanto o sistema que ele desenvolveu tem sido usado com sucesso em fantasia portanto nunca se pode descartar uma opção viável. No entanto não esperem de mim uma apresentação imparcial dos sistemas. Vou vender o meu peixe o melhor que posso.
Não posso deixar no entanto de mostrar o meu apoio ao André Melo que muito do seu tempo dedicou a manter o ranking de Fantasia de pé.

Não curto do teu sistema mas espero que continues a faze-lo durante muito tempo! Wink

Ora bem então o ELO 1º

O ELO foi um sistema criado inicialmente como sistema de ranking de xadrez mais rápidamente foi adoptado a vários outros desportos e jogos que pôem jogadores frente a frente e mais tarde tambem a jogos de equipas. Sistemas como GO, M:TG, WoW, Backgammon, Scrabble e até o Futebol Americano Universitário usam este sistema.

Cada jogador que entra no ranking entra com 1600pts e o sistema calcula pontos jogo a jogo baseado na importância do torneio e nos pontos actuais dos 2 jogadores segunda seguinte formula:

1/(10^((B-A)/400)+1=X

((Y-X)*K)=Z

Em que:
B = pontos do oponente
A = teus pontos
K = Valor da importância do torneio (geralmente um multiplo de 8 e pré-definido para cada torneio)
Y = Resultado do jogo (em que derrota = 0, empate = 0.5 e victória = 1)
Z = Pontos que ganhas ou perdes

Para quem não percebe nada de matemática o que é que isto significa?

Basicamente significa que cada vez que jogas vais obrigatoriamente ganhar ou perder pontos (é possivel manter os meus pontos após um jogo mas apenas em condições muito especificas).
Os pontos que perderes são os que o teu oponente ganha e vice-versa.

O K-Value limita o numero maximo (e indirectamente o numero médio) de pontos de podes ganhar/perder num unico jogo.

Geralmente nesta porpoção:
Se ganhares a um jogador com +/- os mesmo pontos que tu ganhas metade dos pontos do K-value do torneio. (geralmente o K-Value para torneios "normais" é 16 logo ganharias Cool. Claro que se perderes contra o mesmo jogador então perdes o equivalente.
Se jogares contra um jogador com muitos mais pontos que tu e ganhares ganhas mais pontos e se perderes perdes poucos.
Se jogares contra um jogador com muito menos pontos que tu então é o contrário. Se ganhares ganhas poucos pontos e se perderes perdes muitos.

Básicamente é isto.

O sistema MELO.

Este foi o sistema que o André Melo arranjou quando eu e o Amilcar deixamos de ter tempo para nos concentrarmos no ranking de fantasy.

Neste sistema cada jogador entra com 0 pontos e ganha pontos em várias categorias. Adicionalmente o ranking divide os jogadores em 2 tipos os wargamers e os aficionados. Sendo que para o Masters é convidado o top8 dos wargamers e os 2 melhores aficionados.

Para o ranking de aficionados limita-se aos jogadores que tem menos de x jogos/torneios num dado ano (não sei ao certo quantos, não consegui encontrar nas regras).

Esta parte do ranking é simples. Basicamente faz-se uma média dos pontos de torneio que um jogador tem. Ou seja um jogador com um empate (10-10), um massacre (20-0) e uma minor defeat (7-13) teria 12.33 pontos para o ranking.

Já o ranking dos wargammers é bem mais complexo e implica 5 critérios.

1º Soma (e não média) dos pontos de torneio, dos seus 5 melhores torneios do ano
2º 40 pontos por cada entrada como melhor general (ver abaixo)
3º 20 pontos por cada entrada como melhor heroi (ver abaixo)
4º Podiuns 20 pontos por cada 1º lugar, 15 pontos por cada segundo lugar e 12 pontos por cada terceiro lugar (aqui é onde indirectametne entram os pontos de hobby)
5º Numero de exercitos diferentes usados durante o ano (1 = 0 pontos, 2 = 10 pontos, 3 = 25 pontos, 4 = 50pontos).

Melhor General/Heroi: contam-se todos os jogos realizados com dado exercito nos ultimos 2 anos completos + ano actual.

Para melhores herois contam apenas pessoas com menos de 10 jogos feitos com um certo army. Para melhor general contam pessoas com mais de 10 jogos feitos com um dado army.
O melhor classificado em cada sub-ranking de cada army ganha os respectivos pontos (20 para herois, 40 para generais).

Os prémios de podium: posiçao final nos torneios. Aqui é onde eventualmente os pontos de hobby seriam ocntados pois geralmente para ficar no topo dos torneios implica não só ter uma boa pontuação de jogo mas de hobby tambem. Claro está isto implica que EXISTA uma pontuação de hobby, que não é o caso em todos os torneios de 40k neste momento.

Para mim as vantagens do sistema ELO são o facto de ser muito mais simples de aplicar (apesar da formula esquesita Razz ) e de necessitar de muito menos bookeeping do que o MELO. No entanto o MELO permite ver quem é o maior da sua aldeia (vulgo exercito) o que tambem é engraçado.

Por outro lado o sistema ELO é bastante fácil de verificar eventuais erros pois a média dos pontos de todos os jogadores é sempre 1600. Já no outro o EMlo bem podia andar prali a inventar o que lhe apetece que dificilmente alguem veria erros no sistema. Claro que estou a exagerar e não estou obviametne a sugerir que o Melo passa as noites a mitrar o sistema para poder ir ao Masters (se bem que a sua precença no mesmo é no minimo suspeita Razz Wink ) mas sei bem o que é isto de gerir ranking e somos todos humanos portanto erros acontecem a acreditem que ajuda bastante ter uma maneira fácil de verificar se as contas estão todas certas.

O sistema ELO é tambem, na minha opinião, um sistema muito mais justo. Com o sistema MELO é possivel bizzarias do tipo jogar com 2 ou 3 armys que pouca gente joga, levar na boca à grande, e no final do ano como se é o unico com mais de 10 jogos com o tal army ser-se automáticamente o melhor general desse army com o bonus extra de usar vários armys. Depois ir a um ou dois torneios grandes e sacar uns pontos de torneio e tá feito.
Ou por exemplo ir ao GTS e sacar 5 empates e a um torneio normal de loja e sacar 3 major victories dar praticamente o mesmo numero de pontos (50 vs 51).

A não precensa de factores não-gaming no ELO é para quem acha que os rankings não devem ter em conta os factores hobby uma vantagem tambem desse sistema.
Já no sistema MELO acho que é uma desvantagem quer para quem acha que o ranking deveria ter factores hobby quer para quen não acha. para quem não acha porque efectivametne eles estão lá. para quem acha porque eles estão muito diluidos e são muito relativos (dependem sempre da importãncia que os mesmos factores tem nos torneios e isso depende sempre da loja/local do torneio e não do ranking)

Para mim a grande vantagem do sistema MELO é permitir separar os "prós" dos "rookies" e dar assim uma oportunidade aos "underdogs" de participar no Masters.

E pronto acho que é tudo. Espero que estejam mais esclarecidos e que nõ tenha sido grande seca ler isto tudo. Quem ainda tiver dúvidas não hesite em coloca-las.

arkol
Turista
Turista

Número de Mensagens : 2
Units : 4

Ver perfil do usuário

Mensagem  Lounge_Lizard em Ter Jan 05, 2010 3:52 pm

Eu pessoalmente estou nisto do warhammer para coleccionar umas minis que eu goste e encontrar-me com a malta, jogar umas partidas e beber umas cervejas, e contas dão-me dor de cabeça jocolor . Mas é uma boa iniciativa, e certamente que aparecerão interessados.
Lounge_Lizard
Viciado
Viciado

Número de Mensagens : 131
Units : 153
Reputação : 1

Ver perfil do usuário http://osdiasdemolosso.blogspot.com/

Mensagem  Netstalker em Ter Jan 05, 2010 4:07 pm

Não fazia sequer a ideia de que havia um ranking, n vejo sequer utilidade para um pois isto para mim é um hobie que serve para a malta se encontrar descontrair um bocado e beber umas cervejas.
Claro para quem quiser tem todo o meu apoio e se precisarem de ajuda para alguma coisa é só pedir.

Abraços

Netstalker
É melhor ir tomar banho
É melhor ir tomar banho

Número de Mensagens : 294
Units : 320

Ver perfil do usuário

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo