House rules, FAQs, 5th RB e afins

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

House rules, FAQs, 5th RB e afins

Mensagem  Deathstrike em Qua Jan 14, 2009 3:49 pm

Boas.

Falou-se no último HGT das regras e discutiu-se várias coisas, incluindo as que julgávamos que não faziam sentido mas usávamos, etc.

Bom, há quem defenda que se deve seguir as coisas à letra, há quem diga que se deve usar o bom senso. Há quem diga que se deve usar as regras dos Codex, há quem diga que se deve usar apenas as regras do Codex que não foram esclarecidas em 5ª edição.

Eu proponho que se utilize esta última opção.

Regras dos Codex sobre as do rulebook quando não estão no livro de regras, tipo, este character pode escolhar qualquer alvo quando dispara, mesmo modelos em corpo a corpo, characters, ou modelos com uma arma especial (Vindicare Assassin).

Quando a regra, equipamento ou situação já vem descrita no livro de regras, deve-se seguir o livro de regras. Ou num FAQ que se revele pertinente.

Opiniões, any one?

Deathstrike

Deathstrike
Turista
Turista

Número de Mensagens : 14
Units : 0
Reputação : 0

Ver perfil do usuário

Re: House rules, FAQs, 5th RB e afins

Mensagem  malibuman em Qua Jan 14, 2009 3:53 pm

Bem, pelo que tenho lido no RB de 5ª edição consta que as regras dos codices devem sobrepor as regras do RB, mas a verdade é que nem todos os codeces foram actualizados para 5ª edição, como tal a ordem que para mim faz mais sentido ser seguida é esta:

FAQ's (lançadas após o codex)
Codex
Rulebook

Sendo que os faq's mais recentes se sobrepõem aos codices e os codices ao rulebook.
malibuman
Admin
Admin

Número de Mensagens : 815
Units : 781
Reputação : 2

Ver perfil do usuário http://garageclan.forum-livre.com

Mensagem  Ebizo em Qua Jan 14, 2009 6:59 pm

Eu sou da mesma opinião do malibuman.
Ebizo
O gato já não come ha um mes

Número de Mensagens : 464
Units : 373
Reputação : 3

Ver perfil do usuário

Mensagem  Dark Intet em Qui Jan 15, 2009 2:36 am

Desculpem la a minha ignorancia mas jogo 40k a pouco tempo, mas digam-me se há codex que estão desatualizados como o dos Dark Eldar por exemplo, nao teria mais logica ter o rulebook mais peso ( ok n se riam estou a falar de coisas importantes elephant ) que o codex.

ja agora Malibumann o meu nome é DARK INTET e nao INTENT. mas o pessoal pode me chamar Imperador Pedro Franz
Dark Intet

Número de Mensagens : 350
Units : 342
Reputação : 3

Ver perfil do usuário

Mensagem  malibuman em Qui Jan 15, 2009 2:45 am

Desculpa la o erro no nick, foi copy paste de um post do FOW.

Quanto á tua questão, sim isso faria sentido. Mas tambem vai contra o que diz no RB, lá diz claramente que quando uma regra vem expecificada num codex que a mesma se sobrepõe ao rulebook.
Dai tambem este seja mais um motivo para as FAQ's existirem, se bem que a GW costuma demorar milenios a lançar as FAQ's...
malibuman
Admin
Admin

Mensagem  Deathstrike em Qui Jan 15, 2009 10:33 am

Eu concordo com o Dark Intet, aliás como manifestei logo no meu post inicial.

E acho que não nos devemos apegar assim tanto ao que está no RB. Lá porque no RB diz isso, nada nos impede de apenas utilizar os Codex de 5ª sobre o RB, e dar menos peso aos Codex mais antigos. Se faz sentido, deixemos imperar o bom senso.

Relativamente à lista de prioridades que o malibuman sugeriu, eu alteraria da seguinte forma tendo em conta a opinião do Dark Intet:

FAQs de 5ª
Codex de 5ª
RB
FAQs de 4ª
Codex de 4ª

Deathstrike

Deathstrike
Turista
Turista

Ver perfil do usuário

Mensagem  malibuman em Qui Jan 15, 2009 2:29 pm

Basicamente usaste o mesmo que eu mas diferenciaste 4ª de 5ª
Não fiz isso pois já não jogo 40k ha muito tempo logo não sei o estado das coisas. Apenas segui o bom senso que usava na altura. Se de facto as coisas estão assim tão caoticas para justificar essa ordem força.
malibuman
Admin
Admin

Mensagem  Madness em Sex Jan 16, 2009 3:16 pm

Eu não concordo, como a propria GW disse codex's desactualizados podem não estar preparados para os updates da 5º edição dai qualquer regra ou wargear especificado no codex deve manter-se a não ser que algo seja dito em contrario num faq.

Por exemplo sendo eu um jogador de GK muita gente anda por ai a dizer ha e tal as tuas FW são abusadas, ao que eu respondo não para além do GM ser overpriced morre muito facilmente contra characters com ini mais alta ou inst kills, agora imaginem que eu utilizava o update de wargear... olá storm shield inv 3+? não tentem ver as coisas do lado que só aparentemente vos afecta mas tentem ver também os benefícios que podiam trazer ao ponto de desiquelibrar esses ditos exércitos.

BT com missil launch heavy2 nos termies? e mais exemplos.. sim é verdade que alguns exércitos ficariam mais avantajadas e outros mais fracos seguindo esse ponto de vista por isso é que eu voto em manter-se a ideia da GW e mandar vir com eles por demorarem muito a fazer os updates.

Espero ter sido esclarecedor.

Última edição por Madness em Sex Jan 16, 2009 5:32 pm, editado 1 vez(es)

Madness
Turista
Turista

Número de Mensagens : 13
Units : 8

Ver perfil do usuário

Mensagem  hellboy em Sex Jan 16, 2009 5:06 pm

milagre o pedro kantor falou!!!!! Shocked Shocked

mais milagre seria o paulo camisa falar num forum Twisted Evil Twisted Evil Rolling Eyes
hellboy
Não tenho vida
Não tenho vida

Número de Mensagens : 2237
Units : 2529
Reputação : 1

Ver perfil do usuário

Mensagem  Deathstrike em Sex Jan 16, 2009 9:50 pm

Madness escreveu:agora imaginem que eu utilizava o update de wargear... olá storm shield inv 3+?

É o que aconteceria ao utilizar a ordem acima sugerida, não é? Não seriam apenas desvantagens ao que parece... Aliás, pelo que percebi, seria 1 desvantagem e muitas vantagens...

Ah, e já agora, já saiu um FAQ de Deamonhunters onde fala de psychic weapons...

Deathstrike

Deathstrike
Turista
Turista

Ver perfil do usuário

Mensagem  Madness em Sab Jan 17, 2009 12:21 am

Deathstrike escreveu:
Madness escreveu:agora imaginem que eu utilizava o update de wargear... olá storm shield inv 3+?

É o que aconteceria ao utilizar a ordem acima sugerida, não é? Não seriam apenas desvantagens ao que parece... Aliás, pelo que percebi, seria 1 desvantagem e muitas vantagens...

Ah, e já agora, já saiu um FAQ de Deamonhunters onde fala de psychic weapons...

Deathstrike

Exacto ficava com vantagens e ai está o ponto, os exercitos podem não estar preparados para essas regras ao ponto de tornalos talvez muito abusados ou simplesmente desordenar o valor que uma unidade tem por causa dum simples upgrade num wargear pode ficar demasiado overpriced ou under..

Em relação ao " Aliás, pelo que percebi, seria 1 desvantagem e muitas vantagens..." sim isso tava explicito em maioria do post.

Em relação a essa historia do FAQ se estás a referir-te ao comentario do psi hood isso sinceramente acaba por não ser valido já que é uma simples descrição e não uma descrição de uma regra, no meu ponto de vista de momento fica por passar algo de obvio para uma duvida e não uma duvida para obvio.

Mas isto é a minha opinião...

Madness
Turista
Turista

Número de Mensagens : 13
Units : 8

Ver perfil do usuário

Mensagem  Deathstrike em Sab Jan 17, 2009 2:33 pm

Madness escreveu:Em relação a essa historia do FAQ se estás a referir-te ao comentario do psi hood isso sinceramente acaba por não ser valido já que é uma simples descrição e não uma descrição de uma regra
...
Mas isto é a minha opinião...

Bom, a mim não me parece que o FAQ se ponha com grandes descrições. Especialmente quanto está a esclarecer regras.

E trata-se de uma Pergunta e Resposta, com uma linha de texto, para esclarecer uma regra. Se não achasse válido, não referia sequer.

E não sei até que ponto podemos começar a dizer que o que está escrito no RB e nos FAQs é válido ou não sem começar a correr o risco de descartarmos o que não nos interessa e seleccionarmos apenas o que queremos para defendermos os nossos pontos de vista.

Deathstrike

Deathstrike
Turista
Turista

Ver perfil do usuário

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo